Aumenta índice de infestação de dengue em Luiziana

Aumenta índice de infestação de dengue em Luiziana

18 de fevereiro de 2021 Off Por Jornalismo Tv Carajas

A Secretaria de Saúde de Luiziana, alerta para o risco de epidemia de dengue na cidade se o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti não for reduzido. O levantamento (LIRA) realizado entre os dias 8 e 12 de fevereiro, indicou um índice de 4.3% de infestação do transmissor da dengue. O mosquito é responsável também por casos de febre chikungunya e contaminação pelo vírus da zika. O índice tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

De acordo com o relatório, não há casos confirmados da doença em Luiziana, mas com o índice alto de infestação se a comunidade não eliminar os focos a situação pode se complicar. Os principais criadouros são os locais com acúmulo de lixo, os depósitos de água como copos descartáveis, plásticos como sacolas, bebedouros de animais e vasos de planta.

Os agentes do Setor de Controle de Endemias, da Divisão de Vigilância em Saúde, já iniciaram ações de conscientização, notificando e eliminando focos e criadouros do mosquito, mas é necessária a colaboração da população.

Fonte: Luiziana Notícias

Compartilhe

Comentários